domingo, 24 de julho de 2011

Leo, da dupla “Victor e Leo” é um dos famosos que fazem questão de prestigiar a gastronomia local

Alta gastronomia corresponde a um terço dos restaurantes na cidade
Apreciar a gastronomia é opção de lazer cada vez mais comum aos ribeirão-pretanos. Esta realidade pode ser percebida junto à expansão de estabelecimentos culinários na cidade, aumento dos empregos na área e grande abertura de restaurantes de alto padrão, que hoje ocupa um terço do total de restaurantes.

Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ribeirão Preto tem 1.728 estabelecimentos, sendo que 177 são restaurantes, 902 são bares, 15 pizzarias, 17 cantinas e 617 lanchonetes. De acordo com o diretor-superintendente do sindicato, Carlos Frederico Marques, cerca de 500 destes são padrão classe alta. “Ribeirão Preto tem um padrão gastronômico excelente, comparado até com o volume de unidades da Capital. Isso atrai investidores, atrai público e crescimento”, acredita.

O aquecimento da área pode ser visto no primeiro semestre do ano, com a abertura de diversos estabelecimentos. “O boom do mercado acontece de fevereiro a agosto, considerada alta temporada. Depois disso há uma tendência de que os comerciantes façam investimentos como reformas e ampliações, portanto muitos fecham no fim do ano e reabrem melhores do que eram antes”, comenta Carlos Frederico Marques. “Em Ribeirão Preto, o crescimento do setor é de 5% ao ano, mas ao mesmo tempo cerca de 2% fecham as portas, então consideramos alta de 3%”, finaliza.

Os restaurantes típicos estimulam a concorrência na cidade. Em número, os especializados em comida italiana são maioria, com 51 estabelecimentos, seguido das especialidades oriental (29), árabe (4), francesa, regional e mexicana (3 cada),  portuguesa e espanhola (1 cada).

Segundo o coordenador do Instituto de Economia da ACIRP, Fred Willian Guimarães, os custos com alimentação externa na cidade crescem todos os meses e isso estimula a criação de novas empresas na cidade. “O aumento de preços acontece porque o atacado tem uma tendência muito forte de seguir os preços do varejo. No caso dos restaurantes, a concorrência estimula a competição e pode gerar queda nos preços”, comenta. 

Novos investimentos
Segundo a empresária Luciana Bartocci, que inaugurou no último dia 15 o restaurante italiano “Divino Ristorante”, o mercado de Ribeirão Preto cresceu nos últimos anos e investir na gastronomia local é certeza de números positivos. “Morei fora e sempre que vinha para Ribeirão Preto percebia o crescimento da cidade. Para quem vive aqui talvez não note esta característica, mas o crescimento econômico me estimulou a apostar na abertura do restaurante”, diz Luciana.

A empresária, junto a sócios do novo estabelecimento, seguiram tendência na culinária italiana, que é maioria na cidade, e investiram cerca de R$500 mil na abertura do local. “Apostei no padrão classe alta e utilizo produtos importados e orgânicos, o que aumentam nossos gastos. Com o novo restaurante pretendo contratar cerca de 20 pessoas para trabalhar no local”.

O empresário Rodrigo Alves também apostou no conceito alta gastronomia para abrir a lanchonete "Ponto Chic", já conhecida em São Paulo por produzir a verdadeira receita do sanduíche bauru, preparada com rosbife, pepinos em conserva, queijo cremoso e tomates. A inauguração acontece em agosto e o estabelecimento recebeu investimento de R$1,2 milhão. “O local ganhou equipamentos utilizados até hoje somente em alta gastronomia, como cocção por indução térmica, tudo para realizar uma operação mais enxuta sem perder nada de qualidade e sabor”, explica. A nova lanchonete criará 55 empregos, entre atendentes e cozinheiros.

Segundo o empresário, a escolha da cidade foi feita após um extenso estudo que colocou Ribeirão Preto como o mais importante centro do interior e com entretenimento em grande expansão. “A cidade é um local excelente para experimentar e avaliar produtos, já atrai pessoas flutuantes da região e de várias localidades do país", explica Rodrigo. 
 
E o investimento na gastronomia de alta qualidade atrai pessoas de todo o Brasil. Leo, da dupla “Victor e Leo” é um dos famosos que fazem questão de prestigiar a gastronomia local. O cantor disse que vem com frequência à cidade apenas para apreciar a culinária local. "Muitas vezes, saio de Uberlândia à noite e venho jantar em Ribeirão com a família e amigos. A gastronomia é de muita qualidade", contou.




Faltam profissionais
Com o setor de empreendimentos gastronomicos aquecido, cresce a procura de profissionais para trabalhar nos estabelecimentos. Segundo Paulo Donizette da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Fast Foods de Ribeirão Preto, a procura é grande e a demanda é pequena. “Faltam profissionais, principalmente balconistas, garçons e cozinheiros. O crescimento da procura no ano passado foi de 25%. Não fechamos os números ainda este ano, mas já gira em torno de 30%”.

Para tentar atender a demanda, o Sindicato oferece cursos gratuitos em parceira com a prefeitura. Informações pelo telefone (16) 3629-6603.
 
Fonte: EPTV

0 comentários:

Postar um comentário

Não é permitido comentários que ofendam ou venham a denegrir a imagem de outros.Comentários deste tipo serão deletados.